x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 156

VIABILIDADE NÃO ESTÁ SENDO APROVADO DEVIDO ENDEREÇO DE SÃO PAULO

Amanda Nascimento

Amanda Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 3 dias Terça-Feira | 2 dezembro 2025 | 17:56

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Alguém consegue, por favor, me ajudar com uma dúvida muito importante e urgente?

Vamos lá:
Tenho um cliente que era MEI, foi desenquadrado para ME e atualmente está no Simples Nacional. Agora, preciso fazer a alteração do CNPJ dele para Ltda – ME, além de alterar o endereço e incluir novas atividades de comercio (biquínis, roupas masculinas etc.), pois hoje ele trabalha apenas com moda infantil, mas pretende ampliar o mix de produtos.

O ponto crítico é o endereço:
Ele alugou uma casa com contrato de dois anos. Dentro dessa casa existe um galpão independente, que é onde ele trabalha com marketplace (Shopee, Shein, Mercado Livre, Magalu, etc.). Ele mora na casa, mas o galpão é separado, porém ambos estão vinculados ao mesmo IPTU residencial.
O problema é que, ao tentar abrir a viabilidade usando o número do IPTU da casa, informando claramente que a atividade será exercida apenas no cômodo/galpão separado, a viabilidade não está sendo aprovada. A mensagem de retorno diz que o IPTU é de uso residencial, e por isso não pode ser utilizado.
Já tentei de várias formas e não consigo avançar. O cliente não tem condições de alugar outro galpão, pois já firmou contrato de dois anos nesse endereço. E ele precisa urgentemente dessa alteração para continuar operando corretamente.

Sou de São Paulo (JUCESP).

Se alguém puder me dar alguma orientação, dica, procedimento, ou qualquer luz de como resolver essa situação, eu agradeço demais! Já tentei de tudo e realmente preciso de um direcionamento urgente.

Obrigada!

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Quarta-Feira | 3 dezembro 2025 | 08:19

Amanda Nascimento, bom dia

Se não há separação do IPTU e você coloca a inscrição imobiliária, o endereço vai ser o residencial mesmo.

A solução seria colocar, quando pergunta se é estabelecido, responder como NÃO.

Afinal é no endereço residencial dele.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Contabilidade: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Amanda Nascimento

Amanda Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 1 dia Quinta-Feira | 4 dezembro 2025 | 10:53

Bom dia, Danilo e João.

Eu tentei das duas formas e aparece essas mensagens:

Não foi informada a inscrição imobiliária (IPTU) para a análise de viabilidade. Resultado da análise de viabilidade "indisponível", porque ele não foi conclusivo para os dados informados.

Empresa possui estabelecimento com atividade não aplicável Não foi informada a inscrição imobiliária (IPTU) para a análise de viabilidade. Resultado da análise de viabilidade "não aplicável", porque a legislação municipal não prevê a análise de viabilidade para empresas sem estabelecimento.

Vocês tem alguma outra ideia? Outra sugestão? 

Wagner Silva Matutino

Wagner Silva Matutino

Bronze DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Fiscal
há 1 dia Quinta-Feira | 4 dezembro 2025 | 11:10

Bom dia Amanda, 

Viabilidades na cidade de São Paulo em que o endereço é fiscal (apenas residencial) não pode informar nenhuma atividade auxiliar, tem que deixar desmarcado, por mais que ele vá usar uma parte do imóvel como deposito. O sistema nega automaticamente quando você coloca que a empresa não terá estabelecimento e seleciona qualquer atividade auxiliar.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 4 dezembro 2025 | 18:20

Amanda Nascimento, boa tarde

Como o amigo Wagner disse, em SP, coloque não estabelecido. Preencha o IPTU. E depois na 'Atividades Auxiliares' não marque nada (é estranho pois em outros municipios não é assim mesmo). Aí avance.

A analise é feita rapidamente.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Contabilidade: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
DANIEL LOPES

Daniel Lopes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 18 horas Sexta-Feira | 5 dezembro 2025 | 13:19

Estou tentando fazer viabilidade de alteração de endereço, porém o estabelecimento não tem IPTU, já coloquei, a opção imóvel sem regularização já tirei os cnaes  secundários e nada, alguém teria uma dica.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade